Perguntas e Respostas
Digo-lhes que existem diversas maneiras proféticas para demonstrar que a porta da graça será fechada na lei dominical. Uma das primeiras coisas que devemos lembrar é que Cristo ilustra o fim desde o começo. No começo do papado houve duas leis dominicais e no fim tem haverá duas leis dominicais identificadas na profecia. Na história passada Constantino aprovou a primeira lei dominical em 321 d.C. Esse compromisso na igreja de Pérgamo, na terminologia do livro de Apocalipse, preparou o camino para o papado, a igreja de Tiatira. Quando o papado tomou o poder no ano de 538, eles aprovaram a lei dominical. Essas histórias estão apontando para o futuro da nossa história. Primeiro a lei dominical através da Roma pagã e depois a lei dominical através da Roma papal. Roma pagã é um tipo dos EUA. Ou seja, primeiro a lei dominical chega aos Estados Unidos, depois, quando o papado tem seu poder restaurado, haverá uma lei dominical mundial. Quando nós observamos a lei dominical, percebemos que a lei dominical primeiro vem nos Estados Unidos, você pode ver isto ilustrado em Daniel 11:41 e em Apoc. 13:11. Para mim é difícil enteder porque os Adventistas do Sétimo Dia não entendem que a porta da graça se fecha com a lei dominical. Isto é do que se trata na terceira mensagem angélica, uma advertência dada pelos Adventistas do Sétimo Dia sobre o receber a marca da besta.
Como eu posso como Adventistas do Sétimo Dia, advertir o mundo para que não adore o domingo, se eu próprio estou fazendo? A lógica sobre o fim do tempo de graça não funciona se você não entende que quando sair a lei dominical nós teremos que permanecer leais ao Sábado. A lei dominical começa nos Estados Unidos. Já exitem leis dominicais nos Estados Unidos nos dias de hoje. Mas essas não são leis dominicais que cumprem a profecia bíblica. A lei dominical que cumpre Dan. 11:41 e Apoc. 13:11 é de dupla natureza: Quando você está sendo perseguido por guardar o Sábado e é obrigado a observar o domingo. A irmã White nos diz de uma maneira muito bonita na revista RH de 18 de dezembro de 1888: “Vem o tempo onde a lei de Deus será num sentido especial invalidado em nosso país. Os governantes de nossa nação através de um ato legislativo, obrigarão a aprovação de uma lei dominical, e assim o povo de Deus será colocado em grande perigo. Quando nossa nação, em seus concílios legislativos aprovem leis para restringir as consciências dos homens em relação a seus privilégios religiosos, obrigando a guarda do domingo, e colocando um poder opressivo contra aqueles que guardam o sétimo dia do Sábado, a lei de Deus será para todos os intentos e propósitos, invalidada em nosso país; e a apostasia nacional seguirá a ruína nacional…”
O primeiro ponto que estamos esclarecendo aqui é que na lei dominical da profecia bíblica o obriga a guardar o domingo e te persegue por guardar o Sábado. Esta é a lei dominical da qual estamos falando. Caso amanhã aprovem uma lei dominical nos EUA que proiba as pessoas de comprarem gasolina no domingo, então temos uma lei dominical, mas não é a lei dominical que cumpre com a profecia bíblica. Quando chegar essa lei dominical que cumpre co a profecia bíblica, seremos considerados responsáveis pela luz que recebemos em relação ao Sábado e domingo. Na seguinte citação da irmã White ela descreve uma reunião onde estava e levantou -se um homem que a interrompeu e lhe disse: tenho uma pergunta para você e quero que responda sim ou não, e nada mais; isso é o que ela está descrevendo nesta passagem: “Aqui foi interrompido o discurso para uma pergunta de alguém que havia guardado o Sábado durante pouco tempo, e que recentemente havia desistido. Levantando-se na congregação disse: ‘Esta questão do Sábado foi um grande problema para mim durante o último ano, e agora gostaria de fazer uma pergunta: Observar o Sábado é necessária para minha salvação? Responda sim ou não’. Eu respondi imediatamente. Esta é uma pergunta importante e exige algo mais completo do que um sim ou um não, todos serão julgados de acordo com a luz que brilhou sobre eles. Se eles possuem luz acerca do Sábado, não podem ser salvos rejeitando essa luz. Mas ninguém tem por responsabilidade uma luz que não obteve. Então citei as palavras de Cristo: Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado…” Historical Sketches, 234
Na prova da lei dominical aos Adventistas, serão responsáveis pela luz do Sábado, e se rejeitarem esta, não podem ser salvos. A irmã White também nos disse que todo movimento de reforma na historia tem um paralelo com outro movimento de reforma. Se você observa cuidadosamente as característica de cada movimento de reforma, encontrará que possuem três marcos principais: Primeiro, uma mensagem de reforma, logo uma manifestação de justiça – o poder de Deus- e depois vem o juízo. Quando é ilustrado o julgamento, uma das coisas que acontece é uma porta fechada.
Vou dar-lhe ma ilustração: Noé trouxe uma mensagem de reforma. Quando os animais entraram na arca houve uma manifestação visual do poder de Deus, mas o juízo foi demonstrado quando a porta da arca se fechou. A graça terminou quando a porta da arca se fechou? Certamente!
Elias trouxe uma mensagem de reforma. Quando desceu fogo do céu temos uma manifestação do poder de Deus, e logo depois o juízo contra os profetas de Baal. O tempo de graça terminou para os profetas de Baal? Certamente!
Moisés trouxe uma mensagem de reformado do Sábado para os Judeus enquanto estavam no Egito. Então temos as pragas do Egito que representam o poder de Deus. Finalmente temos o juízo sobre os primogênitos e a porta se fechou para os Egípcios.
João Batista trouxe uma mensagem de reforma. A manifestação do poder de Deus foi a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e então veio o juízo na cruz.
No movimento Millerita, Guilherme Miller trouxe uma mensagem de reforma. A manifestação do poder de Deus foi o Clamor da Meia Noite no verão de 1844. A conclusão foi quando duas portas de fecharam simultaneamente em 22 de outubro de 1844. A porta do Lugar Santo se fechou ao mesmo tempo que a porta da parábola das dez virgens, porque os Milleritas cumpriram perfeitamente a parábola das dez virgens. Em 22 de outubro de 1844 se fechou a porta para os Milleritas. 49.950 continuaram elevando suas orações para o Lugar Santo mas 50 entraram no Lugar Santíssimo com Cristo. Esta história se repetirá ao pé da letra.
Em nossa história de hoje, a mensagem de reforma da historia Millerita se repete na mensagem para Laodicéia. Enquanto a chuva serôdia é derramada sobre o povo de Deus que começou em 11 de setembro de 2001, está alertando ao povo de Deus que a lei dominical é o próximo evento. Esta lei dominical faz um paralelo com 22 de outubro de 1844, com a cruz, com o juízo dos primogênitos no Egito e paralelo com a porta fechada da arca de Noé.
A profecia bíblica é clara como um cristal, quando diz que a porta da graça se fecha para os Adventistas do Sétimo Dia na lei dominical. A irmã White disse claramente isso, e as diferentes linhas profética fazem esta ilustração. Esta é uma das verdades mais importantes que tem que ser entendidas na profecia bíblica do fim do tempo. A irmã diz que ‘quando entendermos os livros de Daniel e Apocalipses como deveríamos, se verá entre nós um grande reavivamento.’ ela diz, ‘Nossa maior necessidade é um reviramento’. Ela nos fala que os eventos relacionados com o fechar do tempo da graça são claramente ilustrados. Essas são suas palavras! Ela não diz os eventos ligados com o levantar de Miguel, ela diz os eventos ligados com fechamento do tempo da graça. Ela está enfatiza o fechamento do tempo da graça. Os últimos seis versículos de Daniel 11 são estes eventos. Daniel 11:40 identifica o colapso da União Soviética em 1989, e o próximo versículo identifica a lei dominical nos EUA, onde neste instante se fecha a porta da graça para os Adventistas do Sétimo Dia nos Estados Unidos. Deus desperta Seu povo através da profecia. E a maneira como Ele o faz é através daqueles versículos de Daniel 11.
Se eu entendo que no versículo 40 de Daniel 11 caiu a União Soviética em 1989, e também entendo que o próximo evento que sucede é a lei dominical nos Estados Unidos, e aceito a verdade que na lei dominical termina o meu tempo de graça, esta verdade é que o Espirito Santo utiliza para desperta-me e para preparar-me para receber selo de Deus.
Todo movimento de reforma é igual, começa com um movimento de reforma. Dan. 11:40-41 é esta mensagem de reforma. Está falando para os Laodiceanos. Está falando que o próximo evento que está por vir é o fechamento da porta da graça para nós. Se isso é verdade através do poder do Espírito Santo, então eu coloco minha vida de acordo com essa verdade, e o que sucede em minha vida é que se produz uma experiência de reavivamento. Este é o desenho de Deus para trazer um reavivamento para a Igreja Adventista. A irmã White diz que não há nada que satanás mais tema, como o despertar do povo de Deus. Por isso que satanás tem colocado muitas idéias estranhas no Adventismo para destruir a verdade que na lei dominical termina nosso tempo de graça. Posso pensar que o versículo 40 se cumpriu com o colapso da União Soviética em 1989, e posso acreditar que o próximo versículo o 41 identifica a lei dominical nos Estados Unidos. Mas se não entendo que o tempo de graça termina naquele ponto no tempo, então tudo aquilo que é se torna algo simplesmente interessante dentro da profecia. Sem nenhuma urgência e nenhuma convicção.
Tem uma pessoa com a qual eu viajava e costumávamos conversar. Ele decidiu que o tempo de graça não termina na lei dominical. “Servimos a um Deus de misericórdia”diz ele. Deus não vai levar os Adventistas do Sétimo Dia até lei dominical e então fechar a porta da graça”. Esta é sua lógica, ele a credita que o tempo degraça termina em algum ponto no tempo. Ele não crê que podemos seguir pecando até a volta de Cristo, apenas não está disposto a admitir que a graça se termina com a lei dominical. Então fiz uma pergunta para ele. Irmão, se o tempo de graça não se fecha com a lei dominical, quando então? Cinco dias, duas semana após a lei dominical ou seis meses ou cinco anos? Isso é absolutamente absurdo.
Com a lei dominical, Deus vai levantar um grupo de pessoas que vão esclarecer as controversias entre o sábado e domingo. É então quando u processo de teste começam!Encontramos pelo menos 11 lugares diferentes entre os escritos de Ellen White onde ela compara a imagem no campo de Dura em Daniel 3 com a lei dominical. Quando Sadraque, Mesaque e Abednego foram confrontados com a prova da imagem de Daniel 3, eles estão ilustrando o término do tempo de graça. Eles tambem ilustram o termino do tempo de graça na lei dominical, de acordo com a irmã White. Não existe nenhum lugar em Daniel 3 onde e Sadraque, Mesaque e Abednego peçam a Nabucodonosor: Pode nos dar mais cindo dias ou duas semanas mais, ou seis meses ou quem sabe cinco anos mas?
Com a prova da lei dominical, a graça se termina para os Adventistas do Sétimo Dia, assim como a porta de fechou na arca de Noé.